sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Semana da Marinha - Corrida - Travessia - Aquathlon - Triathlon - 05,06 e 07/12/2014


A Semana da Marinha é um evento anual que traz muitas atrações para nossa cidade,  com competições esportivas em diversas modalidades (beach tennis, judô, corrida, travessia, aquatlo, triatlo,  paraquedismo, baile. show aéreo, etc.).

Eu fiquei maluca e queria porque queria participar de tudo que estivesse ao meu alcance. Fominha mesmo. Uma das metas que não consegui cumprir nesse ano de 2014 era correr minha primeira maratona (42 km). Mas não rolou. Em compensação estreei em provas de triatlo o que já foi um enorme passo, ainda mais se tratando de uma atleta amadora tão desprovida de equipamentos e $$$. Mas tenho muita força de vontade e disposição para compensar todas essas dificuldades. Então me desafiei a realizar todas essas provas: Corrida - Travessia - Aquatlo - Triatlo, todas no mesmo final de semana.

Vou falar da forma mais breve e resumida sobre cada uma dessas provas em ordem cronológica, iniciando então com a Corrida.

* Corrida Noturna da Semana da Marinha - 5 km*
 Largada as 20h30m - 05/12/2014

NOTA 10

O valor da inscrição foi de R$ 35,00 + 5 kg de alimentos, a entrega dos kits foi na casa da cultura e a largada e a chegada era no centro histórico, em frente a capitania dos Portos. O percurso foi bem bacana, praticamente todo plano em calçamento  (paralelepípedo)  e  asfalto. O clima estava agradável após um dia de sol e calor, a noite estava agradável e com uma lua linda. Antes da largada eu passei um "scanner" visual nas minhas "concorrentes" e previ que provavelmente ficaria em 3º lugar, de acordo com meus "cálculos".


Muita gente deixou de participar por não estar descrito no regulamento que haveria premiação por categorias de idade, mas no final das contas teve premiação com troféus até o 5º lugar no geral e  medalha especial até o 3º lugar nas categorias. Todos os que concluíram o percurso ganharam medalha de participação.



Meus cálculos foram exatos e precisos. Fiquei com a 3ª colocação no pódio GERAL feminino, completando o percurso de 5 km em 22 m e 17 s. Um recorde mundial Pessoal!! Meu objetivo ainda é fazer 5 km em 20 minutos ou menos!! Mas preciso treinar muito e perder muito peso... tô com uma carga extra pesada atualmente.

Participaram dessa prova apenas 24 mulheres e  53 homens. A organização estava muito bacana. Kit  sacolinha, camiseta, pulseira, chip e número de peito. Água e frutas na chegada (maçã, banana e melancia geladinha cortadinha em cubos no potinho - um luxo da Dona Pitanga!!)

Fotos desse evento aff tem uma foto que não deveria estar lá...  quase chorei quando vi essa foto lá de tão medonha que fiquei. Fui obrigada a editar pra publicar aqui... mas se quiserem conferir um dos meus piores ângulos já fotografados, acessa lá... :(((((




* Travessia 3,2 km*
Largada as 08h30m - 06/12/2014

NOTA 8,0

Eu entre os amigos que nadam ♥
A inscrição era na academia Medley e custava R$ 15,00 (ou 20?? não lembro) + 5 kg de alimentos. Eu estava muito nervosa com relação a essa prova. Pois nunca havia nadado além dos 1500 m em competições. Esse foi o meu maior desafio com certeza! Cheguei por volta das 8 horas da manhã, fiz a retirada do kit ( bolsa, camiseta, toca, pulseira), fiz a marcação (me sinto uma "IronMan" quando estou marcada com canetão rsrs) e me dirigi para a concentração de onde o barco sairia para nos levar para o local da largada que foi no outro lado da baia Babitonga (no trapiche da Vila da Glória). No mesmo dia, junto com a travessia, teve também competição de Stand Up. A largada teve um pouco de atraso e por volta das 9 horas foi dada a largada. O percurso na água estava terrivelmente mal sinalizado. 
Olha ali uma das boias de "referencia" ... aff

Pra mim foi um desespero só não ter nenhuma referência que pudesse ser vista a partir da largada.  Até havia "sinalização" mas se pra quem estava de caiaque já não conseguia localizar essas porcarias de boias (minúsculas) imagina pra quem estava dentro da água. Mas eu tive o auxílio de um staff particular pessoal. Meu boy magia foi a minha referência que eu seguia enquanto ele ia na frente com seu caiaque. 
My precious 
Se não fosse isso, em vez de chegar no centro histórico eu iria parar lá no bairro das Laranjeiras já que a maré começava a subir e puxar quando estava mais ou menos na metade do percurso. Acho que a organização deveria ter orientado aos Guardas Vidas e a Marinha poderiam ter ajudado melhor diante dessa situação, pois quando cheguei notei que não foi só eu quem se sentiu desorientada durante o percurso, inclusive muitos atletas do Stand Up acabaram se confundindo e alguns acabaram se prejudicando na competição. Foram distribuídas 15 mini micro boias vermelhas ao longo desses 3,2 km. Sinceramente eu não vi nenhuma durante o percurso... Quando eu passava da metade do percurso e já conseguia ver de longe o prédio avermelhado onde era o local da chegada eu me senti mais aliviada e já tinha maior referência. Só que meu braço esquerdo começou a dar sinais de cansaço e uma dor incômoda começou a aporrinhar. Mas continuei firme, tentando otimizar da melhor forma possível o movimento e tentar poupar esforço extra. A correnteza e o cansaço iam aumentando na medida que a minha referência ficava mais perto. Finalmente consegui chegar e me sentir muito feliz e aliviada em completar essa missão. 


Com certeza dei umas braçadas extras que fez com que esse percurso de 3,2 km ficasse ainda maior. Conclui a prova em 1h 58 m. Achei bom e fiquei feliz por ter feito tudo em menos de 2 horas.

2º Lugar na categoria :) 3,2 km em 1h58m

Todos que concluíram o percurso ganharam medalha de participação. Troféus até o 5º lugar no geral masc. e fem. e medalhas especiais para quem conquistasse pódio na categoria por faixa etária até o 3º lugar.


Tirando o problema com a sinalização na água, achei a prova muito bacana e bem organizada. Na chegada havia água, sanduíches da SubWay, frutas da Dona Pitanga e ainda havia uma boa ducha de água doce pra tirar aquela craca que fica na gente quando ficamos muito tempo nas águas da baia.

Depois disso tudo a tarde ainda tinha o Aquatlo...



* Festival de Aquathlon - 400 m de natação + 3 km de corrida * 
Largada: 17h30m - 06/12/2014

Nota 10


O festival de aquathlon não tinha caráter competitivo e era gratuito. Eu estava aflita devido a dor no braço que conquistei na travessia pela manhã. Cheguei lá bem cedo, por volta das 16 horas. Fiz a retirada do kit e já fiquei na expectativa, observando a concorrência toda naquele naipe de luxo, poder e riqueza. Já me senti ainda mais intimidada, a largada era em frente ao pelotão dos Bombeiros na Enseada, e lá consegui um dorflex pra tapear a dor.  Eu nunca havia feito só aquathlon mas foi bem tranquilo, curti muito.
Fiz a prova muito bem, saí da água e não avistei nenhuma mulher na minha frente e imaginei: "será que fui tão mal que me passaram e já estão na segunda volta da corrida e perdi de vista??". Fui até a zona de transição, tirei a touca e o óculos de natação, calcei os tênis,  vesti a viseira e o óculos escuro e parti pra corrida. Eram 3 voltas num percurso de 1 km cada volta, na areia. Terminei muito bem essa prova e na chegada constatei que fui a primeira colocada GERAL feminina. Fiquei tão feliz!!
1º LUGAR GERAL - 25 m 28 s 
Rolou um pódio até o 3º lugar na geral masc. e fem. com medalhas especiais e todos que completaram  o percurso receberam medalhas de participação.

Na chegada: água e frutas deliciosa como sempre!!

Após a premiação, aconteceu o simpósio técnico do triathlon.


* Triathlon - 750 m de natação, 16 km de bike e 4,5 km de corrida *
Largada 08h00 - 07/12/2014

Nota 9,00


Estava apreensiva pra variar, principalmente por causa do meu braço dolorido. Fiz compressa com gelo na noite anterior e usei uns adesivos de emplasto de sabiá no local pra tratar a dor. E lá fui eu!! Apesar de todas as dificuldades confesso que fiz uma excelente prova, principalmente na natação e na corrida. Na parte  da bicicleta eu meio que viajei e não coloquei na marcha mais pesada por não conseguir trocar a marcha da frente pra mais pesada e acabei nem mexendo na marcha traseira com medo de cagar tudo e cair a corrente. Deixei na mesma marcha e pedalava o mais rápido possível, tinha que dar 5 voltas no percurso e eu tava bem concentrada em não me perder na contagem das voltas. Fiz tudo direitinho e acho que completei bem essa prova apesar dos pesares com a porcaria da marcha. Flagrei também um cidadão na competição "rebocando" uma donzela, acho que isso não pode né. Tipo o cara ajudando essa guria acaba prejudicando as outras atletas atrás dessa... Eu era uma delas inclusive. Mas depois na hora da corrida eu tive o prazer de ultrapassar a tal "dupla dinâmica", pelo menos consegui chegar na frente do casal trapaça  por mérito próprio.


Completei todo o percurso em 1h 19m 56 s, e fiquei em 4º Lugar na Categoria. Infelizmente me inscrevi na categoria "speed" pois minha Mountain Bike estava com pneus slick. E a premiação na categoria era só até o 3º colocado.  Faltou medalha de participação nesse evento para os que chegavam mais "atrasados" como foi no meu caso e a organização prometeu encaminhar a medalha pelo correio para aqueles que não receberam (me engana que eu gostcho ahaha). Mas medalha de participação era a mesma das outras provas então nem fiz tanta questão já que nas outras eu ganhava medalha especial além da medalha de participação. O que importa é que fiz uma excelente prova e finalizando o meu calendário de competições de 2014.


E assim terminou minha missão nas competições nesse final de semana agitado!! Meu braço já está bem melhor mas ainda não tô afim de abusar, acho que mereço um descanso e pretendo retornar aos treinos com mais disciplina e rotina a partir de janeiro!

Um forte abraço a todos!! Até a próxima aventura !!

Bjs Pri.







Nenhum comentário: