terça-feira, 23 de setembro de 2014

Triathlon Olímpico de Caiobá - Etapa Primavera - 21/09/2014

750 m de natação + 20 km de bicicleta + 5 km de corrida = 1 h 34 m 29 s

Eis-me aqui relatando mais uma ousada façanha. Apesar de ser a minha segunda vez, já me senti muito mais segura e confiante para encarar esse desafio.

Saímos de São Chico (SC)  rumo a Caiobá (PR) no começo da tarde de sábado (20/09/2014), a viagem foi tranquila, apesar do carro apresentar uns ruídos esquisitos que me deixaram bem apreensiva. O dia estava maravilhoso, fomos direto ao Camping Litoral onde montamos acampamento e depois fomos dar uma voltinha, fazer um lanche e em seguida fui no congresso técnico para a retirada do kit.

Fui muito bem recebida, na retirada do Kit o moço me cumprimentou de forma muito simpática e falou do quanto fiquei "famosa" pela forma como estreei. Na fila para a retirada do kit,  a querida  da Kilza Licheski veio me cumprimentar, ela  é a matriarca de uma família de atletas. E ela também faz a sua parte competindo além de incentivar e motivar seus filhos nas competições. Ela foi a única pessoa que consegui fazer amizade na competição anterior. Super simpática, uma pessoa adorável que tive a honra de conhecer. 

Depois que retiramos o kit, voltamos ao camping e resolvemos dar mais uma voltinha. Nesse meio tempo desabou a maior chuva, ao voltar para o acampamentos constatamos que a chuva entrou na barraca molhando a maior parte das nossas coisas. Foi muito tenso e eu fiquei bem nervosa com essa situação, mas depois fui me acalmando na medida que vi que não adiantava nada se lamuriar... Fizemos um lanche e nos recolhemos na barraca úmida.

Ajeitei o que dava pra ajeitar e coloquei a minha filha na parte mais seca, ela deitou e logo caiu num sono pesado de dar inveja. Eu não consegui dormir de jeito nenhum. Não consegui achar uma posição confortável e qualquer lado que eu mexia, sentia gelado e úmido que me deixava bem irritada. A chuva não deu trégua durante a noite toda e fiquei bem preocupada se no dia seguinte eu teria que encarar a competição com chuva pra dificultar ainda mais o desafio.

Para meu alívio, amanheceu um dia maravilhoso, com um céu azul lindo e pra mim foi um verdadeiro presente sair daquela barraca molhada.  Assim que o sol raiou, comecei a me arrumar e deixei pra acordar a minha filha por último, já que ela ainda dormia um soninho gostoso que dava dó ter que acorda-lá num domingo tão cedo.

Preparada!!
Acordei a minha filhotinha e ela foi ainda meio "sonâmbula" pro carro, enrolada na coberta e cheia de preguicinha. Chegamos tranquilamente para o check-in da bike e marcação. Nossa que diferença eu senti dessa vez comparada com a minha primeira. Não fui o centro das atenções dessa vez e isso me deixou muito mais confortável.  Agora já sabia exatamente o que fazer, onde deixar a bicicleta e como organizar as coisas para o momento da transição.

Depois de deixar tudo arrumadinho peguei meu Red Bull, fui para a praia e me joguei no mar para dar umas braçadas de aquecimento. A água estava maravilhosa, deliciosa e nadei uns 5 minutinhos só pra entrar bem no clima e em seguida fiquei na areia aguardando a largada.

Assim que foi dada a largada, senti que estava nadando muito melhor do que da outra vez, talvez fosse o clima que colaborou e não estava tão frio como na etapa de inverno. Dessa vez nadei com uma bermuda de compressão que ganhei da minha mãe e mais uma blusa de "lycra" que ganhei da loja Bella Paulista, por cima do maiô, e esse visual mais "arrumadinha" me deu mais segurança e auto-estima, consequentemente acredito que isso tenha influenciado de forma positiva na melhora da minha performance no mar. Mas também sei que estava longe de ter feito um tempo bom o suficiente pra largar na frente, então o jeito foi tentar compensar durante a pedalada.


Saí da água bem feliz e corri para a transição. Só tirei a touca, os óculos e a blusa de lycra. Meti o tênis, sem meias dessa vez pra me poupar tempo, tomei uns goles de água, ajustei o capacete, óculos e saí para pedalar. E confesso que essa ainda era a parte que mais me mete medo, já que tudo de ruim pode acontecer: cair, machucar, atropelar, ser atropelada, furar pneu, etc. Mas felizmente eu pedalei muito  e nada de mal aconteceu. Dessa vez levei abasteci minha garrafinha com gatorede de uva pra me hidratar no meio do caminho. Consegui até ultrapassar 3 atletas durante esse percurso. Ainda mais quando vi que duas dessas comeram o seu gelzinho e jogaram no chão a embalagem. Esse tipo de coisa me deixa muito indignada!!  Será que custa tanto assim guardar a porcaria do lixo da mesma forma que trouxe?? Fiz questão de meter a perna com mais violência no pedal e ultrapassar essas porcalhonas só pra não ter que ver mais esse tipo de coisa na minha frente. Duas dessas ainda ousaram me ultrapassar mas eu fiz questão de passar na frente novamente e meti mais força pra garantir maior distância e dessa vez e consegui manter assim até o fim.

Desci da bike na área do desmonte com as pernas em pandarecos!! Só sentia aquela tremedeira nas coxas, pendurei a bike, tirei o capacete, tomei mais uns goles de isotônico e água e saí correndo, mas não corri com muita velocidade, pois minhas pernas já tinham se desgastado bastante durante a pedalada (tentando compensar a natação fraca), tentei manter um trotezinho maroto, fiz apenas 2 paradinhas pra recuperar o fôlego e pra hidratar, o sol já estava judiando a essa altura da prova. Flagrei outra situação bem desagradável durante a corrida: Vi um atleta fazendo o retorno antes do local correto. Fiz questão de olhar bem pra cara dele e gravei o número que estava marcado na perna. Não sei exatamente o que aconteceu, se ele se sentiu mal e desistiu ou se realmente teve má fé... Pensei em delatar isso aos árbitros mas resolvi esperar pra ver. Acho que cada tem sua consciência e se ele fez sabendo que tava errado querendo tirar vantagem, foi ridículo da parte dele. Mas esperei pra ver o final dessa história na premiação (já conto mais adiante o que eu vi). Continuei meu percurso e fiz o retorno certinho como a minha consciência sabia que era o certo!
Finalmente cruzei a linha de chegada e fiquei impressionada com o tempo total da prova: 1 hora 34 minutos e 29 segundos. Uma melhora de 24 minutos e 05 segundos em comparação a minha primeira participação. Fiquei muito feliz com esse resultado.


Então depois da missão cumprida, fui desfrutar do merecido descanso e relaxar um pouco na praia mansa e aguardar a premiação.


Ainda não rolou o tão sonhado pódio.  Na Triatlon Sprint haviam 31 mulheres competindo, fiquei em 21º na colocação geral e em 11º na categoria 30-39 (total de 15 mulheres nessa faixa etária).

Parciais:

750 m Natação : 23m 09s
20 km Bike: 44m 41s
5 km Corrida: 26m 39s

Ainda por cima vi o tal atleta do retorno indevido, subir ao pódio no primeiro lugar da categoria e na listagem ainda consta como 2º lugar "geral". Vi que ele parecia surpreso e tive a impressão de que ele falou algo durante a premiação para os organizadores do evento, não sei exatamente o que ele falou, mas que ele subiu no pódio e recebeu a premiação com um sorriso meio amarelo e constrangido, isso ele fez. O tal atleta, que não vou mencionar o nome e nem o número para não criar mais constrangimentos, tendo consciência de que não percorreu todo o percurso como deveria ter feito, deveria ter recusado o pódio e o troféu ... Eu sinceramente JAMAIS teria coragem de receber a premiação numa situação dessas. Se algo tivesse acontecido comigo e eu por ventura sentisse que não teria condições de continuar, na chegada eu já avisaria tinha desistido... Preferia não ter visto o que ele fez, pois é algo que me deixou muito incomodada. Mesmo assim resolvi não falar nada... deveria ter falado na hora da minha chegada, mas não falei. Acho que fui errada também por não ter relatado esse ocorrido. Agora já foi, o que passou, passou!

No mais só tenho a agradecer a todos que  torceram e me ajudaram a participar desse super evento. Agradeço aos organizadores sempre muito atenciosos e cordiais do Triativa Eventos, pela organização impecável do evento, pela qualidade do kit,  gostei muito do novo local da premiação ter sido feita na praia assim os atletas, familiares e acompanhantes puderam curtir a praia enquanto aguardavam a chegada e a premiação, foi muito bom também a oportunidade de andar de SUP. Agradeço também aos meus colegas de trabalho da Adminstração do Porto que me ajudaram  fazendo a rifa e colaborando com o leilão, na arrecadação de verba para custear as despesas dessa competição. Aos amigos que sempre enviam palavras de motivação e incentivo.

Meu parceiro Darian  e minha Sophia que estão sempre me acompanhando nessas loucas aventuras.





Aos amigos que colaboraram e me ajudaram a  para que eu tivesse uma bike em  melhor condições para competir: Gilliane, Sr. Limas, Jeferson Brüning 




E assim encerro mais uma aventura!! Espero participar da etapa de verão, mas agora vou focar muito mais nos treinos de natação e tentar melhorar minha performance na água que é o meu verdadeiro "calcanhar de Aquiles"... Abraços!!


"Quando quiser algo: lute! Pois antes a tristeza de não ter vencido do que a vergonha de não ter lutado!"




Nenhum comentário: