quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Obesidade, a Epidemia Mundial!!

Essa semana tava rolando no facebook postagens relacionadas ao "dia do gordo". Então como era de se esperar, rolaram muitos deboches, piadinhas e brincadeiras... Também rolou protestos pacíficos daquelas pessoas que defendem a bandeira do plus size.
Eu, particularmente, acredito que a felicidade do gordo é comer. Se não é comer, é emagrecer!! Não apenas por questões obvias de estética, mas por questões de saúde, bem-estar e disposição. Há quem diga que ser gordo é bonito, que tem gente gorda que é saudável. Fracamente, primeiro temos que ter o bom senso em saber diferenciar o gordo (obeso) de uma pessoa "gordinha" com alguns quilinhos extras... Porque não existe "obeso" saudável NUNCA. Pra começo de conversa, obsidade trata-se de uma doença, que acarreta em muitas outras doenças: diabetes, pressão alta, colesterol alterado, etc. É claro que quando o alimento passa a ser consumido em excesso e pra piorar com baixa qualidade nutricional, consequentemente deixamos de "alimentar" e passamos a envenenar nosso organismo. Intoxicando, sobrecarregando  fígado, rins, sangue... 

O modo de vida atual, nos induz a consumir em excesso. Somos bombardeados com propagandas, ofertas, deliveres oferecendo delícias ilusórias como se elas fossem capaz de suprir todo nosso vazio interior. Há pessoas que compram sapatos demais, outros acumulam roupas de grife... e outros se tornam viciados em comida.

E quando a comida, algo necessário a nossa sobrevivência, se torna um vício, a pessoa passa a comer compulsivamente  e de forma descontrolada, consequentemente fica GORDA demais.

Como a própria modelo plus size Mayara Russi  citou em uma entrevista no programa "De frente com Gabi": "Não é qualquer gorda que pode ser uma modelo plus size". Não basta ser apenas ser apenas acima do peso para ser esse tipo de modelo. Tem que ter beleza e harmonia nas medidas. Mas como nem todo mundo pode possuir todas as virtudes e nem sempre "a curva mais bela de uma mulher é o seu sorriso", há quem prefirar dar uma reviravolta, mudar de hábitos e partir para os exercícios + dieta para sair do plus size.

Porque se fosse bonito ser gordo,  ninguem elogiaria uma pessoa gorda quando percebe que ela perdeu alguns quilos. E também não criticariam quando percebessem que uma pessoa "normal" ganhou alguns quilos extras, muitas vezes com comentários e piadinhas de mau gosto.

Eu sei bem como é constrangedor quando você está no auge da gordice (no meu caso foi 74,500 kg), mas apesar disso se sente bem pois está devidamente maquiada, penteada e perfumada, vestindo roupas largas com estampas escuras para disfarçar a desgraça toda e mesmo assim vem alguém e pergunta se você está grávida. Desculpe,  mas eu não aguentei  e decidi que  não queria mais ouvir esse tipo de comentário nunca mais na minha vida...
 Não gosto de ver as fotos do tempo que eu era mais cheinha. Nunca cheguei ao ponto de ser obesa, mas fiquei sobrepeso, usava manequim 42/44. Quando chegou ao ponto das roupas 44 ficarem apertadas, foi quando decidir mudar. E mudei! Ainda mais quando fui me pesar com meu namorado... Eu estava 19 kilos mais pesada que ele. Me senti tão constrangida e envergonhada que a partir daquele instante mudei radicalmente meus hábitos alimentares. Hoje me sinto muito mais feliz, segura, bonita do que antes. Acredito que todo mundo é capaz de conseguir emagrecer o tanto que acha necessário, se tiver realmente muita força de vontade e determinação, tudo é possível!

Esse é o meu "antes e depois"... Como podem observar, eu além de ser mais velha que ele, tava bem mais pesada... Hoje em dia estamos "equilibrados". Acho que formamos um casal mais harmonioso depois que emagreci né??
Devemos comer para viver e não viver para comer! Porque não dá pra ser bonito sem ser saudável. Meu objetivo quando decidi emagrecer era ser magra e não saudável, até porque sempre fui saudável e meus quilos extras não chegaram ao ponto de causar dano a minha saúde, mesmo assim não quis esperar chegar a esse ponto. Cheguei a perder 17 kilos, mas recuperei alguns kilos e ainda não estou com o peso dos meus sonhos, que seria em torno dos 55 a 57 kilos (para meus 1m 72 cm). Até consegui alcançar esse peso mas não consegui me manter nele. Meu peso atual (pesado hoje de manhã depois de correr e suar muito rsrsrs) foi de 61,000Kg. Se eu dizer que estou "gorda" com esse peso, estarei mentindo. Estou em ótima forma, mas mesmo assim gostaria de eliminar de uma vez por todas uns 5 kilos para poder ter uma margem de segurança para poder comer sem culpa algumas gordices de vez em quando, afinal, ninguém é de ferro né ;)

Nesse link tem várias pessoas que hoje são motivo de inspiração para aqueles que desejam mudar para melhor. ANTES E DEPOIS
Esse é um grande amigo André Fiorenzano da Silveira. Um homem agora cheio de disposição e saúde. Vão dizer que ele não ficou muito mais bonitão???

Tenho alguns amigos e colegas de trabalho que também mudaram seus hábitos e estão muito mais felizes do que antes!! Eu fico muito feliz por também ser motivo de inspiração para algumas pessoas que me conhecem. Hoje sou atleta!! Eu, justo eu, que me escondia para não fazer educação física na escola. Nunca havia participado de nenhum tipo de competição esportiva. Taí uma coisa boa que toda aquela gordice me trouxe. Foi a oportunidade de me fazer mudar e através dessa mudança, com prática de exercícios físicos, acabei me tornando uma atleta com vários troféus em corridas e até algumas medalhas na natação.
Eu foto mais atual - dia 09/09/2012
Então é isso pessoal!! O importante é ser feliz e estar de bem consigo mesmo. Não mude por que os outros querem que você mude, mude se você realmente deseja mudar! Por você mesmo!! Sucesso!!



Um comentário:

simone vieira disse...

Adorei seu post, nunca pensei que vc já tivesse acima do seu peso, que vitória, parabéns! E ainda ter adquirido excelente condicionamento físico.
Parabéns mesmo. Acho que vc está perfeita.
Grande beijo.