segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dicas Para Quem Quer Iniciar Atividade Física

Primeiramente quero esclarecer que quando comecei a escrever esse blog eu jamais imaginei que fosse inspirar amigos e até mesmo pessoas desconhecidas...

No começo a minha intenção era apenas fazer registros das minhas emoções, sentimentos, desabafos, etc. Comecei a correr por acaso, por pura vaidade, minha intenção era apenas emagrecer... mas a corrida me proporcionou muito muito muito mais do que apenas a "beleza" da minha embalagem. Atravez da corrida conheci novos lugares, cidades próximas da minha mas que eu nunca teria conhecido se não tivesse praticando a corrida e natação,  fiz novas amizades, acabei motivando a minha família também... Tudo isso sem querer. Até porque eu quero mais é que todo mundo fique bem gordo e rechonchudo ao meu redor... assim fico parecendo mais magra (ai como sou bruxaa ahuahauhauah)







Faz tempo que eu tô afim de fazer uma relação com dicas sobre atividade física de acordo com as minhas experiências e espero que isso ajude a quem estiver interessado em entrar para esse maravilhoso e viciante mundo dos esportes, aí vão elas:

  1. Estabeleça metas: Bom senso é fundamental. Se consegue andar, também consegue correr. Vá devagar, aos poucos e com o tempo, quando passar a ter mais resistência vai aumentando a velocidade das suas "caminhadas" até que ela se torne corrida.
  2. Você não precisa do melhor e mais caro tênis do mundo para começar a correr. Um par de pernas boas no começo já bastam. Não é um tênis de R$ 500,00 que vai te dar poderes mágicos e te transformar num atleta fodão e sim a sua dedicação pessoal.
  3. Tenha disciplina. Assim como você se compromete a comparecer no trabalho, na escola/faculdade, você também deve se comprometer com o seu corpo e dedicar um tempo para isso. Pode ser todo dia ou no mínimo 3 vezes por semana.
  4. Invista em pequenos desafios. Percebo que muita gente tem porte para competir mas não participa por medo ou vergonha... é por isso que pessoas como eu se tornam campeãs... A covardia alheia facilita muito a vida dos corajosos.
  5. Não dependa de ninguém para fazer algo por você mesmo. Muitas pessoas usam como desculpa para não fazer nada o fato de não terem compania... Tenha autonomia!
  6. Não pertube e nem critique as pessoas que não gostam de praticar esportes. Acho uma tremenda falta de respeito ficar insistindo e apurrinhando os amigos por melhor que sejam as intenções, a vontade de fazer algo tem que ser pessoal e espontânea. Você pode até convidar, mas se perceber que não existe o menor  interesse, não insista.
  7. Escolha uma atividade que lhe proporcione prazer. Muita gente odeia correr, mas adora dançar, nadar, pedalar, patinar, etc. Escolha a atividade que melhor se encaixe no seu perfil e divirta-se.
  8. Faça escolhas inteligentes na hora das refeições. Muita gente acaba se empolgando quando começa a perder um pouco de peso assim que inicia uma atividade física e acaba exagerando na hora de repor as energias colocando tudo a perder. Não é porque você correu por uma hora que vai realmente precisar destruir um pote de sorvete depois de uma pratada de macarronada.
  9. Se aventure nas novidades. Você pode até ter uma opinião formada diante de determinada atividade, mas tente experimentar algo diferente ocasionalmente... você pode se surpreender!!
  10. Coloque mais intensidade na sua atividade. Me admiro muito ao perceber que há pessoas que ficam "passeando" durante as caminhadas, sem liberar uma mísera gota de suor. Posso até estar errada, mas na minha amadora opinião, se não houver MUITO suor (principalmente no inverno), não houve atividade nenhuma!! Depois de SUAR de verdade, você tá liberado para beber ÁGUA !! Mas tem que ser água!! Não vale matar a sede com cerveja, refri (mesmo ligth/diet) e nem suco de pacotinho. Aprenda a beber água... não é fácil, eu sei... mas é necessário!!
Bom... acho que por enquanto é isso. Boa sorte e sucesso!! 
Um abraço a todos e até o próximo post.




Nenhum comentário: